24 de outubro de 2012

Saiu no Site da CREDE 01 - Maracanaú

1º CONCURSO REGIONAL DE REDAÇÃO ENEM 2012
1ª CREDE

A 1ª Crede realiza nesta quarta-feira, 17, no Auditório do Liceu Estadual de Maracanaú a premiação e a certificação de todos os participantes do
seu 1º Concurso Regional. São convidados os alunos vencedores de cada escola, que enviaram para a Crede suas redações. O evento contará com
a presença do Coordenador da 1ª Crede e do professor de Redação Francisco Rejânio, que ministrará um 'aulão' de Redação para o Enem 2012.
O Evento terá início as 14:30


Colocação
Aluno (a)
Escola
Brenda Kessia Arruda de Souza
EEFM Tenente Mário Lima
Antônio Elvis Mendonça da Silva
EEFM Manuel Ferreira da Silva
Maria Vanessa Nobre do Nascimento
EEFM Flávio Ponte
Jardel Nogueira Oliveira
EEM Manoel Senhor de Melo Filho
Walber Florêncio de Almeida
EEFM José Milton Dias

ProEMI / PJF - Chegou a nossa vez

Dando continuidade à materia postada  anteriormente sobre o tema título, salientamos que o ProEMI/PJF foi iniciado em 2012 e implantado em 100 escolas do nosso Estado; em 2013 será implantado em 125 escolas, sendo o Flávio Ponte uma delas; em 2014, 175 escolas; em 2015, 75 unidades e em 2016 está previsto alcançar todas as demais escolas estaduais existentes e as que irão  ser criadas. Segundo informações da SEDUC,  o Ceará conta atualmente com 511 escolas públicas estaduais. O projeto é democrático, dependendo do interesse do grupo gestor em aderir a ele para que possa ser implantado.

É importante esclarecer que o ProEMI / PJF é uma parceria entre o MEC, Governo do Estado e do Instituto Unibanco. 

Segundo Vanderson Berbat, Gerente de Projetos Sociais do  Instituto Unibanco, o Projeto Jovem do Futuro surgiu em razão das necessidades de "escolarizar" o jovem que havia sido capacitado tecnicamente para exercer uma atividade profissional mas que, ao se apresentar na empresa, era constatado que o mesmo não possuia a escolaridade mínima exigida para preencher a vaga. Como o Instituto já financiava algumas instituições que ofereciam cursos profissionalizantes, depararam com esse problema, dai surgindo a idéia de promover esse programa de incentivo ao estudo e conclusão do ensino médio.

O que se busca com esse projeto é a Gestão Escolar para resultados, ou seja, que as escolas possam desenvolver os fatores de eficiência escolar, que são, basicamente, o professor ensinando, o aluno aprendendo, o professor frequentando, o aluno frequentando, criando clima favorável para que a transformação pedagógica necessária, aconteça!


O ProEMI é um programa de autoria do Ministéria da Educação, criado através da Portaria nº 971, de 19 de outubro de 2009.

Visando dar funcionalidade ao Programa, o MEC/FNDE publicou a Resolução/CD/FNDE nº 63, de 16/11/2011, autorizando destinação de recursos financeiros para o ano de 2012 e também estipulando as diretrizes para a aplicação desses recursos. Como se pode ver na resolução em epígrafe, o montante de repasse varia de acordo com a quantidade de alunos beneficiados pelo programa, podendo chegar até  R$100.000,00 (cem mil reais).

22 de outubro de 2012

ProEMI / PJF

Olá pessoal, boa tarde!

Vocês sabem o que significam ProEMI e PJF?

Bem, ProEMI significa Programa Ensino Médio Inovador e é um projeto de autoria do Ministério da Educação e Cultura - MEC, do Governo Federal e tem por objetivo provocar debates sobre o Ensino Médio junto aos Sistemas de Ensino Estaduais e do Distrito Federal, fomentando propostas curriculares nas escolas de ensino médio, disponibilizando apoio técnico e financeiro, consoante à disseminação da cultura de um currículo dinâmico, flexivel e compatível com as exigências da sociedade contemporânea.

PJF significa Projeto Jovem de Futuro - Trata-se de um projeto de gestão escolar para resultados que oferece às escolas participantes apoio técnico e financeiro, para em um período de três anos (duração do ensino médio), melhorar substancialmente seu desempenho. As escolas recebem capacitação e assessoria técnica para planejar, executar, acompanhar e avaliar uma proposta de melhoria de seus resultados e apoio financeiro para realização das ações estratégicas previstas neste plano. É uma proposta que visa mobilizar alunos, professores e familias em torno de metas pactuadas para um mesmo objetivo: garantir que os jovens entrem, permaneçam, tenham um bom desempenho e terminem o Ensino Médio. O Projeto estabelece metas mínimas para alguns índices ao lingo dos seus três anos de implementação, mtais como: aumento de 25 pontos na média de desempenho dos alunos em Língua Portuguesa e Matemática nas avaliações de larga escala; redução de 50% na proporção de alunos com rendimento abaixo do nível intermediário na escala SAEB e SPAECE; redução de 40% na evasão de alunos entre o primeiro e o último ano de implementação.

continuo amanhã.... byeeeeeeeeeeeeeeeee.