24 de outubro de 2012

ProEMI / PJF - Chegou a nossa vez

Dando continuidade à materia postada  anteriormente sobre o tema título, salientamos que o ProEMI/PJF foi iniciado em 2012 e implantado em 100 escolas do nosso Estado; em 2013 será implantado em 125 escolas, sendo o Flávio Ponte uma delas; em 2014, 175 escolas; em 2015, 75 unidades e em 2016 está previsto alcançar todas as demais escolas estaduais existentes e as que irão  ser criadas. Segundo informações da SEDUC,  o Ceará conta atualmente com 511 escolas públicas estaduais. O projeto é democrático, dependendo do interesse do grupo gestor em aderir a ele para que possa ser implantado.

É importante esclarecer que o ProEMI / PJF é uma parceria entre o MEC, Governo do Estado e do Instituto Unibanco. 

Segundo Vanderson Berbat, Gerente de Projetos Sociais do  Instituto Unibanco, o Projeto Jovem do Futuro surgiu em razão das necessidades de "escolarizar" o jovem que havia sido capacitado tecnicamente para exercer uma atividade profissional mas que, ao se apresentar na empresa, era constatado que o mesmo não possuia a escolaridade mínima exigida para preencher a vaga. Como o Instituto já financiava algumas instituições que ofereciam cursos profissionalizantes, depararam com esse problema, dai surgindo a idéia de promover esse programa de incentivo ao estudo e conclusão do ensino médio.

O que se busca com esse projeto é a Gestão Escolar para resultados, ou seja, que as escolas possam desenvolver os fatores de eficiência escolar, que são, basicamente, o professor ensinando, o aluno aprendendo, o professor frequentando, o aluno frequentando, criando clima favorável para que a transformação pedagógica necessária, aconteça!


O ProEMI é um programa de autoria do Ministéria da Educação, criado através da Portaria nº 971, de 19 de outubro de 2009.

Visando dar funcionalidade ao Programa, o MEC/FNDE publicou a Resolução/CD/FNDE nº 63, de 16/11/2011, autorizando destinação de recursos financeiros para o ano de 2012 e também estipulando as diretrizes para a aplicação desses recursos. Como se pode ver na resolução em epígrafe, o montante de repasse varia de acordo com a quantidade de alunos beneficiados pelo programa, podendo chegar até  R$100.000,00 (cem mil reais).

Nenhum comentário: