17 de setembro de 2012

PROJETO “ O VALOR DAS REDES SOCIAIS NA ESCOLA”

A Professora-Coordenadora do Laboratório Educacional de Informática - LEI, Profª. Jane, apresenta o presente projeto para apreciação de todos, e possível adesão.

Como explicita na Justificativa, a intenção é direcionar a utilização da ferramenta Facebook para fins práticos e potencializar o verdadeiro objetivo para que foi criada essa ferramente largamente utilizada em todo o planeta.

Eis o projeto na íntegra:


PROJETO “ O VALOR DAS REDES SOCIAIS NA ESCOLA”
AUTORIA: Prof.ª JANIÉLES ARAÚJO NERES
SETOR: LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA
DURAÇÃO:  1 MÊS (PROJETO PILOTO)
SOFTWARES: FACEBOOK, GOOGLE


PROBLEMATIZAÇÃO:

Diante do processo cada vez mais veloz do uso constante das redes sociais entre os jovens com o intuito de socialização e divertimento, surgiu a necessidade de aproveitamento dessa situação e espaço para difundir o conhecimento entre os alunos da escola Flávio Ponte com o formato de um concurso com perguntas-desafios voltadas para o ENEM.


A importância das redes sociais está tão evidente que ninguém teria a coragem de desmentir tal afirmação. Como diz CHAVES (2011) No Facebook todo mundo aprende, todo mundo se diverte, todo mundo é capaz de encontrar algo que sirva para sua atividade profissional. Na escola, espera-se que uns aprendam – os alunos – e outros ensinem – os professores. Facebook se parece muito mais com o ambiente de aprendizagem descrito por Paulo Freire em Pedagogia do Oprimido: ali ninguém educa ninguém, mas também ninguém se educa sozinho: todos se educam uns aos outros, em comunhão, em “curtição” mútua… A escola está muito longe disto. Ali uns são educadores, outros são educandos.  E MATTAR (2012) completa dizendo que Há vários motivos para a utilização das redes sociais em educação. Em primeiro lugar, elas são o habitat dos nossos alunos - eles já estão lá. Se de um lado pode haver resistências por parte dos próprios alunos em misturar estudo no lugar em que eles se divertem, de outro lado eles já sabem utilizá-las, estão familiarizados com vários recursos, acessam-nas com frequência, o que facilita atividades realizadas nas redes. Além disso, as redes sociais têm um potencial incrível para gerar interação, que é um dos nossos desejos principais em educação. Além disso, precisamos formar alunos para trabalhar em grupos e em redes, então nada mais adequado do que já fazer isso de uma maneira autêntica. Desta forma, aproveitar o espaço citado é no mínimo uma atitude futurista e respeitosa aos futuros profissionais que desejamos.
Sobre o uso do e-mail, MATTAR reforça que Enquanto o uso de email tem caído entre os alunos, a comunicação por redes sociais tem aumentado. Nesse sentido, como plataforma para comunicação, o Facebook já ocupa um espaço importante na educação. A pesquisa de Mazer, Murphy e Simonds, por exemplo, conclui que perfis de professores no Facebook ricos em informações pessoais geraram motivação prévia dos alunos, aprendizado afetivo e maior credibilidade para o professor. Outra pesquisa, de Sturgeon e Walker, concluiu que os alunos têm mais vontade de se comunicar com seus professores se eles já os conhecem no Facebook. Para os autores, haveria evidências suficientes de que as relações entre alunos e professores construídas no Facebook podem gerar um canal de comunicação mais aberto, resultando em ambientes de aprendizagem mais ricos e maior envolvimento dos alunos.
Portanto, reafirmo que o uso do facebook na educação de forma planejada só tende a trazer benefícios para os que se aventurarem nesse caminho novo e “pluri-habitado”.


OBJETIVO DO PROJETO:

Despertar no aluno a oportunidade de utilizar de forma educacional e prazerosa, as redes sociais e em especial o facebook. Momento onde ele possa ter a vantagem de trabalhar os conteúdos direcionados ao teste do ENEM e ao mesmo tempo revisar os assuntos vistos em sala de aula como uma proposta de desafio.


DESCRIÇÃO DO PROJETO:

O projeto tem como foco principal um concurso de perguntas-desafios que serão elaboradas pelos professores das áreas e que exigirá do aluno-participante, conhecimento para responder os desafios, mesmo que venha a pesquisar na internet. O concurso terá de início um público específico (3º anos) e que deverá ser maximizado no decorrer da cada edição.
O processo de execução do projeto inicia-se com a discussão do tema em sala de aula (que participará do projeto), com o objetivo de apresentar aos alunos todas as etapas a serem desenvolvidas no Projeto. As etapas são:
A inscrição das equipes que deverão ser 03 componentes por equipe. As equipes deverão criar um nome para a mesma, bem como um facebook com a mesma nomenclatura a fim de ser reconhecido no momento da participação na rede social.
O processo de execução do projeto inicia-se com a elaboração de perguntas das áreas dos professores participantes. Será necessária a organização de 20 perguntas-desafios, uma para cada dia útil do mês, que serão divididas por disciplina, a fim de que possamos ter um número equilibrado por área.
As perguntas-desafios serão disponibilizadas no facebook da escola em horário e dias estabelecidos (uma pergunta a cada dia útil do mês que ficará a espera de resposta até ás 18h00) e ficarão disponíveis para todos os alunos da escola nos turnos manhã e tarde. Entretanto, as respostas só valerão para os alunos participantes do concurso. Vale lembrar que os alunos  poderão responder os desafios, de qualquer lugar que tenha acesso a internet. Ganharão  os pontos as equipes que primeiro responderem corretamente a pergunta-desafio (isso o próprio facebook se encarregará de demonstrar).
Ficará responsável pelo acompanhamento de postagens das perguntas e respostas, o professor-coordenador do laboratório de informática da escola.
Será vencedora a equipe que tiver a maior pontuação no final do concurso, sabendo que as perguntas-desafios receberão um valor que será estabelecido no edital.


DA PREMIAÇÃO

A equipe vencedora terá uma premiação eletrônica (a ser discutida), bem como certificação de participação do concurso.

Maracanaú/CE - 19/09/2012

Um comentário:

Unknown disse...

COMO ESTÁ O PROJETO HOJE EM DIA? AINDA CONTINUA ACONTECENDO?
GOSTARIA DE MAIS INFORMAÇÕES
GOSTEI DA PROPOSTA