11 de abril de 2011

Alguns projetos saindo do forno

No dia 15 de abril próximo, sexta-feira, estaremos colocando em prática, o projeto "Desfilando Sem Preconceito com muito Respeito".

Eis, na íntegra, o projeto:

 *******

PROJETO “DESFILANDO SEM PRECONCEITO COM MUITO RESPEITO”

JUSTIFICATIVA
Traçar um espaço de oportunidade para que as diversidades se encontrem em estilos pessoais e possam conhecer, verificar e apreciar o estilo de cada grupo social eleito para o momento da apresentação e consequentemente oportunizar ocasião para que as diferenças de estilo que separam os grupos sociais do momento se reconheçam como parte de um todo e possam perceber de forma mais internalizada e consciente que existir é co-existir.

OBJETIVO GERAL
Gerar um momento de estudar de forma lúdica os temas transversais que envolvem as disciplinas de sociologia, filosofia, história, geografia, artes, língua portuguesa, inglês.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
·    Despertar no aluno o interesse por temas que envolvem aspectos relacionados à disciplina;
·    Sensibilizar o aluno no tocante aos valores sociais;
·    Levar o aluno a ter maior interesse pelo conhecimento de forma lúdica e motivá-lo;
·    Trabalhar os temas transversais na escola;
·    Levar o aluno ao uso do laboratório com pesquisas aprofundadas dos temas a serem estudados

METODOLOGIA
No primeiro momento acontece a sensibilização do projeto junto ao corpo docente e discente, em seguida a pesquisa no laboratório de informática sobre os estilos de moda que serão apresentados envolvendo a história dos estilos, imagens e características. A construção do portfólio para servir de parâmetros para a apresentação prática dos estilos, depois a escolha dos alunos que irão participar do desfile de moda de forma democrática e/ou voluntária. Concluída a escolha dos pares (um homem e uma mulher), vem a fase das escolhas das vestimentas de acordo com a pesquisa impressa no portfólio e os ensaios para a culminância do projeto que será o desfile de estilos o qual será denominado de “Flávio Ponte Fashion Day” e apresentado no pátio para toda escola nos devidos turnos em dia marcado com a direção da escola.

AVALIAÇÃO
A avaliação do projeto será realizada em sala de aula no momento posterior a apresentação do desfile com questionários que serão aplicados em todas as turmas para verificação de aprendizagem dos conteúdos e opinião dos alunos a respeito do projeto. O resultado do questionário avaliativo será afixado em local visível na escola para que todos tomem conhecimento do resultado.

********

QUESTIONÁRIO DE AVALIAÇÃO DO PROJETO “DESFILANDO SEM PRECONCEITO COM MUITO RESPEITO”
01.   Durante a apresentação do desfile você percebeu alguma palavra desconhecida?
(     ) sim                           (     ) não    
Quais palavras?..................................................................................................................

02.   Ocorreu a pronúncia de alguma palavra em inglês?
(     ) sim                           (     ) não
Quais palavras?..................................................................................................................

03.   Você se identificou com algum estilo de roupa e comportamento?
(     ) sim                         (     ) não
Qual estilo?.......................................................................................................................

04.   Qual dos estilos sociais você mais vê na sua cidade?
..........................................................................................................................................

05.   Algum dos estilos apresentados causa em você indignação? Por quê?
..........................................................................................................................................


06.   Você conhecia todos os estilos apresentados ou surgiram informações novas no seu conhecimento?
...........................................................................................................................................

07.   Você se enquadra em algum dos estilos que foram apresentados no projeto? Qual?
.............................................................................................................................................

08.   Você segue algum estilo de roupa e comportamento? Se sim, diga qual e por que: (se respondeu a questão 07 de forma positiva, não precisa responder esta questão)
................................................................................................................................................

09.   Qual a parte do desfile que mais lhe chamou atenção? Por quê?
.................................................................................................................................................


10.   Você pensa ser válido esse tipo de projeto na escola? Por quê?
..................................................................................................................................................

11.   Em sua opinião, como os grupos de estilos diferenciados se formam?
.....................................................................................................................


12.   Você acha positivo respeitar as diversidades, as formas diferentes de comportamento social?
(     ) sim                           (     ) não
Comente:..................................................................................................

13.   Apresente sugestões para novos projetos dessa natureza:
.................................................................................................................
14.   Que nota você declara para o projeto? Marque
(     ) 1          (     ) 2         (     ) 3          (     ) 4          (     ) 5

Onde vamos parar?

O dia 07 de abril de 2011 será um marco triste no mundo estudantil, onde doze crianças foram alvos da ira de uma pessoa totalmente desorientada, insana.
Muitas discussões estão sendo ventiladas na mídia, com os "experts" no assunto asseverando suas opiniões; explicando o inexplicável, e pelo seu lado os nossos mui inteligentes legisladores com idéias mirabolantes de instalar aparatos eletrônicos nas portas das escolas, cuja única serventia será a de engordar os bolsos dos proprietários das industrias fornecedoras.
Temos por certo que não existe fórmula mágica para evitar essas atitudes. Nem mesmo o país tido como o mais evoluido do planeta, foi capaz de evitar massacres em suas escolas, nos seus prédios monumentais, alvos de arremesso de aeronaves.
Só nos resta, para aqueles que seguem alguma religião, rezar para que isto não venha servir de exemplos para outras cabeças cheias de bichos de sete cabeças.
Todos devemos meditar sobre esse dia, tentar entender porque fatos como estes ocorrem mais amiúdes.
Deus nos proteja!